A fertilidade e o tratamento do câncer

Escrito por Dra. Vivian Coski

O que é fertilidade e infertilidade?

Fertilidade é a capacidade física de gerar um bebê. Para a mulher, isso significa que ela pode ficar grávida e dar continuidade à gestação, que finda com o nascimento do bebê. Para o homem, isso significa que ele é capaz de fertilizar o óvulo de uma mulher com seu espermatozoide.

Infertilidade significa a incapacidade física de conceber um filho biológico. Uma mulher estéril não é capaz de engravidar e/ou manter a gravidez; e um homem com infertilidade não é capaz de fertilizar o óvulo de uma mulher.

 

O tratamento do câncer pode afetar a fertilidade?

Frequentemente sim. A infertilidade pode ter diferentes causas, incluindo alguns tipos de tratamento do câncer. Se você quer ter um filho após o término da quimioterapia, converse com seu oncologista sobre sua fertilidade antes de começar o tratamento.

O tratamento do câncer pode levar a infertilidade devido aos danos ou destruição dos óvulos e espermatozóides, causados pela quimioterapia; ou pela remoção dos órgãos que promovem a fecundação e manutenção da gravidez, como testículos, ovários e útero, por exemplo.

 

Quais tratamentos de câncer pode causar infertilidade?

A quimioterapia é o tratamento que mais comumente causa a infertilidade. Alguns tipos de quimioterápicos, especialmente os chamados agentes alquilantes, trazem um grande risco de infertilidade permanente, e são utilizados para o tratamento de diversos tipos de tumores.

A radioterapia e a cirurgia também podem causar a infertilidade; por exemplo, a remoção do útero e/ou ovários torna uma mulher estéril.

O tratamento oncológico também pode induzir a menopausa precoce, levando à infertilidade; portanto, antes de iniciar o tratamento pergunte ao seu médico todas as questões sobre fertilidade.

 

Posso planejar ter um bebê após o término do tratamento oncológico?

Na maioria dos casos a resposta é sim, e por isso, é tão importante conversar com seu oncologista antes do início da quimioterapia, cirurgia ou radioterapia. Pergunte sobre as chances do seu tratamento tornar você infértil, e sobre o que você poderá fazer se quiser ter um filho.

A preservação da fertilidade para mulheres inclui procedimentos como: congelamento de óvulos, embriões ou tecido ovariano. Existem também técnicas cirúrgicas para proteção dos órgãos, minimizando os danos da radioterapia no colo uterino, útero, trompas e ovários. Há também técnicas de radioterapia que protegem os órgãos responsáveis pela fertilidade.

Para os homens a principal técnica utilizada para preservação de fertilidade é a congelação de espermatozóides.

 

Devo procurar um especialista em fertilidade?

Sim. O melhor momento de procurar um especialista em fertilidade é antes de iniciar o tratamento oncológico.

 

Link: 

Outras Publicaes

agende sua consulta agora
2019 Dra. Vivian Coski Todos os direitos resevados.