Mitos e fatos sobre o câncer

Escrito por Dra. Vivian Coski

Atualmente há muitas informações disponíveis sobre o câncer, mas muitas delas são de fontes não científicas, portanto podem estar erradas. Por isso, sempre que ler ou ouvir algo que lhe chamar atenção, converse com a equipe responsável pelo seu tratamento. Seguem alguns dos mitos mais comuns:

Mito: Câncer é contagioso?

Fato: Câncer não é contagioso, entretanto, existem alguns tipos de câncer que são causadas por vírus e bactérias, que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Alguns tipos de HPV (papiloma vírus humano) podem causar câncer de colo uterino, anal e câncer de cabeça e pescoço. Hepatite B e Hepatite C são viroses, que podem aumentar o risco de câncer de fígado (hepatocarcinoma). Bactérias como H. Pylori, que é um agente causador da gastrite, se não tratado pode levar ao câncer de estômago. É importante lembrar que somente os vírus e bactérias são transmissíveis, o câncer não passa de pessoa a pessoa.

Mito: Se eu tenho um familiar com câncer eu terei também?

Fato: Apesar da história familiar de câncer aumentar o risco de desenvolvimento da doença, não é 100% certo que você tenha câncer. Há uma estimativa de que 4 entre 10 cânceres possam ser prevenidos com mudanças de hábitos de vida, como: alimentação saudável, peso ideal, atividade física, consumo limitado de bebidas alcoólicas, exposição segura ao sol e evitar o tabagismo. Se você tem herança genética familiar para algum tipo de câncer, seu médico pode recomendar cirurgia redutora de risco e/ou medicamentos preventivos. Converse com seu oncologista e com o onco-geneticista.

Mito: Açúcar alimenta o câncer?

Fato: Não há nenhuma pesquisa conclusiva, que prove que o consumo de açúcar pode fazer as células cancerígenas crescerem e se espalharem. Todas as células do nosso corpo, tanto as normais quanto as tumorais, dependem do açúcar (carboidratos) para crescerem e manterem o seu funcionamento. Entretanto, não há provas de que o açúcar pode acelerar o crescimento do tumor, assim como cortar completamente o açúcar da dieta não fará o tumor diminuir ou parar de crescer. Isso não significa que você deve se alimentar com uma dieta rica em açúcares; pois, o consumo de dietas hipercalóricas pode levar ao ganho de peso, obesidade e diabetes, que aumenta o risco de desenvolvimento de câncer e outros problemas de saúde.

Mito: O tratamento do câncer é pior que a doença!

Fato: Apesar dos tratamentos oncológicos poderem causar alguns efeitos colaterais, há novos medicamentos e medidas de suporte para náuseas e queda de cabelos; e também novas técnicas de radioterapia que tornam os efeitos colaterais manejáveis. Como resultado dessa evolução, sintomas como náuseas, vômitos, perda de cabelos e danos teciduais causados pela radioterapia, são menos comuns atualmente.

 

Link: 

Outras Publicaes

agende sua consulta agora
2019 Dra. Vivian Coski Todos os direitos resevados.